top of page

Coluna do Carrapa: "Berço" dos maiores pilotos do Brasil, kartódromo de Interlagos voltou a funciona

Atualizado: 13 de mar. de 2020

Em sua primeira coluna no Motorsport.com Brasil, Ruben Carrapatoso fala da Copa Interlagos de Kart, que marca a reabertura do kartódromo para competições oficiais após longo período.


A Copa Interlagos de Kart, que voltou a acontecer no Kartódromo de Interlagos em 2019, é um assunto especial, porque estamos falando de uma pista em que 99% dos pilotos brasileiros nasceram. Se tem uma local importante para o automobilismo nacional, é o Kartódromo de Interlagos.


Ele estava desativado há mais ou menos três anos, só ficando aberto para o kart indoor e treinos, não tendo competições oficiais no período, e a Copa Interlagos veio para colocar a pista novamente no calendário de competições profissionais do país. O mais interessante é que ela é organizada pelo Gastão Fráguas, que é um dos campeões mundiais de kart, junto comigo e o Guga Ribas, além do Rubens Decoussau, que é um kartista dos anos 1990, advogado famoso e está voltando às raízes do kart.


Leia também


O mais legal desta iniciativa é o incentivo aos pilotos, com premiações e algumas ajudas de custo, que era mais ou menos o modelo que tínhamos no SKB há alguns anos e que deu muito certo. Havia também parceria com montadoras, test drives no decorrer das provas e as corridas em si eram bem legais. Na primeira etapa, em fevereiro, conseguiram aplicar no final de semana tudo o que tivemos de bom no kart nos últimos anos.


Além do meu trabalho na Stock Car, atuo como coach de novos talentos, que é um trabalho que eu gosto, de incentivar a base, e eu tenho um piloto da classe Graduados, o Pedro Ferro, e que acabou ficando em segundo lugar em fevereiro. Eu também acompanho as categorias Júnior, Cadete e Sênior, todas as que estão no campeonato brasileiro e que também acompanho desde sempre.

O clima também foi bem legal. Os mecânicos estavam bastante otimistas, porque praticamente 70% deles são de Interlagos, e o fato de terem que se deslocar até a Aldeia da Serra ou a Granja Viana era uma grande viagem. Então, tendo competições em Interlagos novamente, temos também esse lado social com o trabalho dos mecânicos, que é muito bom.


*Ruben Carrapatoso é um dos maiores nomes do kartismo brasileiro. Após inúmeros títulos nacionais e internacionais, em 1998 ele conquistou o título de Campeão Mundial de Kart, superando nomes como o do bicampeão da Fórmula 1, Fernando Alonso. Disputou a Fórmula Ford Inglesa, Fórmula Renault Italiana e Inglesa, A1GP, Super Turismo V8 Argentina e Stock Car Brasileira. Ele atua também como coach de jovens pilotos e é engenheiro de dados da equipe C2 na Stock e no Brasileiro de Turismo. O piloto sempre viu no automobilismo a possibilidade de novas oportunidades de negócio fora da pista, onde criou a fábrica de carburadores RC-14, a ART Grand Prix fabricante de kart, o SKB – Super Kart Brasil, além do Pilo-X, a primeira plataforma de Experiencias voltadas exclusivamente ao MotorSport.

30 visualizações
bottom of page